Novo episódio do Sarangbang Podcast apresenta a poesia do autor reunida em “Chiclete”, onde temas cotidianos da vivência urbana ganham nova magnitude
O Sarangbang Podcast, primeiro podcast sobre literatura coreana no Brasil, em atividade desde 2023, abre as portas para apresentar um importante poeta coreano contemporâneo aos leitores. A partir do livro Chiclete (Editora 7Varas, 92 p.), de Kim Ki-taek, as criadoras do projeto Denise Nobre e Bruna Giglio se juntam no novo episódio para debater sobre resistência, o envelhecimento e os ritmos em diferentes corpos e momentos da vida.

O título, publicado no Brasil em 2018, conta com tradução de Yum Jung Im, professora e doutora do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, nome por trás de outras grandes traduções como a primeira publicação de A vegetariana, de Han Kang, e do também livro de poesias Céu, vento, estrelas e poesia, de Yun Dong-ju. As apresentadoras do podcast celebram a importância de seu trabalho, ressaltando à dificuldade em traduzir poesias coreanas repletas de vocábulos que carregam consigo referências culturais e nuances semânticas específicas.
Chiclete se associa ao tema desta temporada, que propõe destrinchar reflexões e sentimentos a partir da literatura coreana, a partir do lirismo quase prosaico do autor. Kim Ki-taek se apropria de artefatos do cotidiano urbano para tirar o ser-humano da posição de centralidade e colocá-lo em pé de igualdade com elementos materiais como o transporte público, os animais, e até mesmo chiclete, inicialmente banal, mas que abre espaço para interpretações profundas.
O título também se destaca a partir de sábias comparações entre cheiros, sensações, objetos, além de expressar com crueza o ato de se comer carne — indo de frente aos costumes da sociedade coreana, culturalmente carnista, próxima da vivência brasileira nesse aspecto. A partir das novas lentes emprestadas pelo autor a partir de sua poesia, Denise Nobre e Bruna Giglio apresentam suas próprias interpretações da coletânea, enquanto convidam os leitores a se juntarem em uma jornada especial pela poesia coreana.
A conversa completa já está disponível no Spotify e no YouTube
No responses yet